Pesquisa 2018: Perfil do Gerente de Produtos

Pesquisa 2018: Perfil do Gerente de Produtos

Em 2018, no artigo intitulado “Como Ter Sucesso na Carreira de Produtos”, comentei brevemente que “existem vários perfis de Gerentes de Produtos e que nem todos são 100% aderentes ao perfil desejado por determinada empresa ou são adaptáveis à cultura organizacional desta empresa”. Classifiquei os perfis predominantes em 3 arquétipos: “Orientado ao Negócio”, “Técnico” e “Generalista” e disponibilizei uma ferramenta para ajudar todos aqueles que trabalham com produtos, desde o estagiário, passando pelo analista até chegar ao Gerente de Produtos, mas que buscam sempre se atualizar sobre melhores práticas e metodologias para atingir o máximo do seu rendimento. Após três meses do lançamento da ferramenta, que funciona como uma pesquisa, fico feliz em publicar aqui os resultados da primeira pesquisa feita no Brasil do Perfil do Gerente de Produtos, lembrando apenas que esta pesquisa difundiu-se na Internet muito em função da minha rede de relacionamento profissional, o que explica sua concentração na região Sudeste e Sul do país. Periodicamente publicarei novos resultados. Se você já fez a pesquisa, fique à vontade para tornar a fazer (como muitos já a fizeram) e assim perceber sua evolução como profissional de produtos.

Pesquisa Perfil do Gerente de Produtos

Com base nos dados coletados na ferramenta, que está disponível na plataforma BIS360, tracei o perfil do Gerente de Produtos, considerando dados como sexo e idade, região onde a presença destes profissionais é mais forte, formação escolar, tempo de experiência no mercado, setores em que atuam e o mais importante, seus pontos fortes e pontos fracos e que determinam qual o seu perfil predominante: “Orientado ao Negócio”, “Técnico” ou “Generalista”. Veja a seguir uma análise dos dados coletados.

Sexo e Idade

perfil gerente de produtos

Devo confessar que fiquei positivamente surpreso ao me deparar com uma forte participação feminina nesta pesquisa. Quase 60% da pesquisa foi respondida por mulheres. Tenho algumas teorias do porquê disto, mas prefiro deixar isto para um próximo artigo focado nesta audiência. Por agora, posso dizer que na minha vida como Gerente de Produtos sempre tive mulheres como pares e minha experiência sempre foi a melhor: são focadas, dedicadas, cheias de energia, atentas aos detalhes e têm paixão pelo o que fazem, sentimento este indispensável para quem quer ser bem-sucedido, seja na carreira ou na vida. Quanto a idade, percebe-se que é um profissional jovem, com mais de 70% dos participantes com idade abaixo dos 35 anos. Podemos fazer várias leituras desta informação, mas vou ficar com apenas duas: setor em que atuam e tempo de experiência, que abordarei mais à frente.

Região do País e Formação

perfil gerente de produtos

Conforme mencionei, devido à minha rede de relacionamento profissional, a pesquisa ficou muito concentrada na região Sudeste, com 90% dos participantes atuando nesta região, mas mesmo concentrada, faz sentido. As empresas, em geral, que sabem da importância da figura do Gerente de Produtos, que é uma profissão que está crescendo cada vez mais, estão muitas vezes baseadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis. São berços de startups, sedes de multinacionais, locomotivas da nação. (Se você não concorda, deixe seus comentários abaixo, mas incentivo você a compartilhar esta pesquisa, para que possamos ter um resultado mais abrangente.) Quanto a formação, mais de 90% dos participantes têm nivel superior completo, com destaque para as mulheres, que possuem percentualmente vantagem sobre homens: 97% possuem Superior Completo ou Pós Graduação contra 86% dos homens. Mestrado ou Doutorado ainda não são uma realidade. Veja que a pesquisa não traz a área em que o profissional se graduou, pois as empresas não consideram isto importante, mas contribui para o perfil predominante. Um profissional de exatas costuma ter um perfil mais técnico, assim como alguém que se graduou em humanas costuma ter um perfil mais generalista. Independente da área do conhecimento escolhida, o profissional de produtos precisa ter mais do que conhecimento técnico para ter sucesso na carreira de produtos.

Experiência e Setor

perfil gerente de produtos

A experiência acumulada está diretamente relacionada com a idade do profissional. Veja que mais de 60% dos participantes possuem entre 0 e 5 anos de experiência, categoria esta que, por convenção, chamei de “Júnior”. Os números não mostram, mas a média de idade por tempo de experiência foi de 40 anos para Sênior, 34 anos para Pleno e 30 anos para Júnior. Quanto ao setor, houve uma grande concentração em Tecnologia da Informação, com quase 50% do resultado, o que explica a idade dos participantes. Minha percepção em geral é que o profissional de produtos é jovem e dinâmico, antenado com as novas tendências tecnológicas e que busca sempre se atualizar.

Pontos Fortes e Fracos

perfil gerente de produtos

A pesquisa também revelou quais são os pontos fortes e fracos dos Gerentes de Produtos. Nos pontos fortes, é de se esperar o resultado apresentado. A grande maioria dos participantes tem pleno domínio, ou pelo menos conhecimento, das Metodologias Ágeis, assunto de domínio do setor de Tecnologia da Informação. Conhecem também sua concorrência e principalmente sabem quais são seus papéis e responsabilidades dentro de uma organização. Por outro lado, o que me surpreendeu, foi observado um fraco entendimento do que é um Go-to-Market e como desenhar uma Estratégia de Preços. Nestes casos, não importa o setor, se Tecnologia & Serviços ou Indústria & Comércio, profissionais de ambos setores têm dificuldades em traçar planos estratégicos, seja de produto ou marketing. Outro ponto observado foi em relação às Habilidades Interpessoais. Sabem da importância de uma educação continuada, de estar sempre se aprimorando em seu campo de atuação, mas pecam quando o assunto é negociar, habilidade muito importante quando estamos frente ao time de vendas, de desenvolvimento ou mesmo dos gestores, pois sempre precisamos negociar um desconto no preço, um prazo de entrega ou uma meta para o ano.

Perfil Predominante

perfil gerente de produtos

Finalmente, a pesquisa revelou qual o perfil predominante do Gerente de Produtos: Indefinido! Sim, quase 70% dos participantes não possuem um perfil definido. Isto pode ser frustrante, principalmente para quem participou da pesquisa, mas explico. A definição de cada arquétipo está relacionada às cinco camadas que todo Gerente de Produtos deve dominar: Mercado, Cliente, Negócio, Técnico e Habilidades Interpessoais. Vou esmiuçar em um próximo artigo o porquê do domínio de cada camada e o significado de cada perfil, mas sobre este último, adianto que o “Orientado ao Negócio” está focado no resultado, o “Técnico” está mais próximo do cliente e do desenvolvimento do produto, enquanto que o “Generalista” não possui conhecimento técnico especializado, mas conhece o negócio e está preocupado com a satisfação do cliente. Independentemente do perfil, saiba que os perfis estão muito alinhados com a necessidade de cada empresa. Por exemplo, o Gerente de Produtos que tem o perfil “Orientado ao Negócio”, costuma ter pouco contato com o desenvolvimento do produto. Está mais focado no negócio, na performance de vendas do produto e seus indicadores financeiros. Trabalha muito próximo do time de vendas e, nas multinacionais, que tem seus produtos muitas vezes desenvolvidos na matriz, costuma ser chamado simplesmente de “Gerente de Produtos” ou “Especialista de Produtos”, mas são de fato Gerente de Produtos Comercial.

Em geral a pesquisa revela que os perfis dos Gerentes de Produtos são bastante distintos, mas com características em comum. São verdadeiros heróis: tem paixão pelo que fazem, buscam se atualizar e superar seus limites, são comprometidos e possuem perfil empreendedor. O mercado exige cada vez mais profissionais dedicados, com conhecimento técnico e do negócio, capacidade de negociação e comunicação para analisar dados e tomar decisões.

A BIS360 é a primeira plataforma digital no Brasil a reunir os melhores parceiros de negócio com foco em Consultoria & Capacitação de empresas e pessoas na área de produtos: Desenvolvimento, Marketing e Gestão. Com um time de experientes profissionais com passagem por diversas empresas multinacionais, nós ajudamos pessoas e empresas a atingirem um novo nível de maturidade. Para suportar esta mudança oferecemos Consultoria, Soluções e Treinamentos Profissionais pensados para cada necessidade. Entre em contato e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *