Se não sabe como realizar ações promocionais, podemos te ajudar!

ações promocionais bis360

Se não sabe como realizar ações promocionais, podemos te ajudar!

Ações promocionais são táticas de marketing que visam aumentar o volume de vendas em determinado período de tempo. Seja no lançamento de produtos, na expansão dos negócios ou em épocas de sazonalidade baixa, elas podem fazer toda a diferença nos resultados do seu negócio.

Não sabe como realizar ações promocionais para a sua empresa? Continue a leitura, eu vou te ajudar!

Por que fazer ações promocionais?

Ações promocionais são ideais para estabelecer um contato direto com seus potenciais clientes e transmitir os valores da sua marca. Tanto é que 9 em cada 10 pessoas que recebem um produto promocional se lembram da marca.

Clientes já conquistados se sentem mais valorizados ao participar de ações promocionais, tornando-se mais leais à empresa, seus produtos e seus serviços.

No caso de promoções online, é possível gerar mais tráfego para o site, despertar maior engajamento da audiência e também aumentar o número de vendas.

Quais são os tipos de ações promocionais?

Quando se fala em promoção, é comum pensarmos em descontos. Mas as ações promocionais vão muito além disso. Veja, a seguir, alguns exemplos.

Brindes

Ideais para o consumidor final e revendedores, eles têm um custo atrativo e mantêm sua marca sempre próxima dos seus clientes. Aliás, sabia que as pessoas costumam guardar produtos promocionais, como brindes, por até 2 anos?

Assim, trata-se de um investimento que vai gerar resultados em longo prazo, não só em vendas como em consciência de marca.

Degustação

Oferecer produtos para degustação é outra ação promocional que faz muito sucesso entre consumidores, revendedores e representantes. Antes de comprar ou vender os produtos, o cliente pode comprovar a qualidade, o que gera mais credibilidade para sua empresa.

Programas de fidelidade

Programas de fidelidade estimulam a lealdade à marca e também geram um sentimento maior de pertencimento, criando um senso de comunidade. Esse tipo de ação promocional pode ser usada junto a consumidores, representantes e revendedores.

Sorteios e concursos

Os sorteios e concursos fazem parte das ações promocionais que incentivam o up sell e o cross sell, isto é, levam o cliente a comprar mais ou a aderir a novas soluções com ticket médio maior.

Mas fique atento: existem regras específicas para estas ações. Por isso, informe-se antes para evitar qualquer tipo de problema com suas ações promocionais.

Combo

Oferecer um segundo produto com desconto para que o consumidor leve os dois é outra possibilidade de ação promocional que você pode usar na sua empresa. E-commerces e lojas de eletrônicos e eletrodomésticos costumam ter bons resultados com esse tipo de ação.

Premiações

Incentivos como viagens, tratamentos estéticos, passeios turísticos, entre outros, são exemplos de ações promocionais que você pode usar para motivar equipes de vendas e revendedores. O segredo é ter regras bem claras e metas desafiadoras.

Descontos

Finalmente, temos os descontos, que nunca saem de foco. Promoções do tipo leve 3 e pague 2 ou clubes de descontos, por exemplo, são maneiras fáceis de incentivar os compradores a levarem seus produtos.

Como realizar ações promocionais?

Agora que você já conhece a importância e os tipos de ações promocionais, deve estar se perguntando como realizar ações promocionais para alavancar os resultados da sua empresa. Então siga comigo e confira minhas dicas!

Comece pelo objetivo

Antes de tudo, você precisa definir o objetivo de cada ação promocional a ser desenvolvida. Por exemplo, você quer melhorar a consciência dos consumidores sobre a sua marca ou aumentar as vendas? Deseja lançar um produto ou fortalecer um serviço já estabelecido no mercado?

Começando pelo resultado que você almeja, fica mais fácil definir os tipos de ações promocionais que se encaixam melhor na sua estratégia.

Entenda o público

Saber o que o seu público valoriza facilita no momento de criar ações promocionais de sucesso. Por exemplo, oferecer um caderno personalizado de brinde pelo atingimento de metas de vendas pode não ser a melhor forma de incentivar seu time comercial.

Por outro lado, uma semana a mais de férias no ano pode se tornar um grande atrativo. O caderno personalizado, na verdade, poderia ser mais interessante para novos representantes, como forma de boas-vindas.

Defina a mensagem central

Toda ação promocional deve transmitir uma mensagem estratégica ao público. Afinal, é dessa forma que você conquista o engajamento das pessoas. Por isso, essa mensagem deve estar alinhada aos valores do seu empreendimento e ao seu planejamento estratégico de marketing.

Identifique as ações a realizar

Nesta etapa você deve listar as ações promocionais que podem ajudar a atingir seu objetivo. Por exemplo, descontos favorecem o aumento das vendas, enquanto concursos culturais fortalecem a reputação da marca. Inclusive, você pode unir duas ou mais ações para gerar ainda mais resultados.

Estipule as regras

Toda ação promocional deve vir acompanhada de regras claras, para que não haja dúvidas em relação ao merecimento do benefício. Assim, uma equipe de vendas que seja incentivada pelo oferecimento de uma viagem, por exemplo, deve saber quais são suas metas, prazos e condições para o recebimento do prêmio.

Liste os recursos necessários

Também podemos chamar essa etapa de realização do orçamento, pois é o momento de listar os recursos físicos, financeiros, estruturais e logísticos para que a sua ação promocional tenha êxito. Afinal, analisar a viabilidade da ação é fundamental.

Contrate os fornecedores certos

A busca por fornecedores de confiança não pode faltar no seu checklist de como realizar ações promocionais. Seja uma agência de viagens ou um fabricante de brindes, o ideal é que você conheça bem o trabalho do fornecedor e procure recomendações de outros clientes que já fizeram uso dos serviços.

Selecione os canais de divulgação

Toda ação promocional de sucesso depende de uma divulgação à altura. Por isso, identifique os canais de comunicação que seu público mais utiliza e promova sua ação em cada um deles de forma personalizada.

Além disso, criar campanhas crosschannel, em que vários canais de comunicação interagem entre si, é uma boa forma de incentivar as pessoas a se relacionarem com a sua marca.

Monitore o desempenho

No momento de estipular os objetivos das suas ações promocionais, você também já deve pensar nos indicadores de desempenho, isto é, em como você vai medir a eficácia de cada ação.

Se você busca mais vendas, seu indicador será o volume de vendas no período da promoção. Se o objetivo é desenvolver consciência de marca, seu indicador pode ser o tráfego gerado no site ou o número de menções em redes sociais.

Afinal, monitorar o desempenho de cada ação é fundamental para saber se o esforço valeu a pena e como sua estratégia contribuiu para o atingimento dos objetivos da empresa.

Como você deve ter observado, planejar é a palavra de ordem para que você realize ações promocionais de sucesso. E uma equipe de trade marketing especializada é quem faz esse planejamento e monitora a performance das suas ações, visando sempre maximizar os resultados.

Pronto para realizar sua primeira ação promocional? Então entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *