B2B e B2C: você sabe qual é a diferença?

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B2B e B2C: você sabe qual é a diferença?

Se você busca se destacar dentro do mercado corporativo, o primeiro passo para o sucesso é conhecer e garantir a melhor experiência ao cliente, certo? Apenas assim é possível conseguir um maior entendimento sobre o negócio e a estratégia dos produtos. Portanto, saber o que é B2B e B2C deve ser parte fundamental da sua estratégia.

Afinal, todo o seu planejamento deve ser realizado de maneira diferente se o seu produto é vendido para outra empresa (B2B) ou para o consumidor final (B2C). Saber diferenciar esses dois conceitos está diretamente relacionado ao sucesso das suas estratégias, especialmente de Marketing.

Que tal, então, se aprofundar nesse assunto e tirar todas as suas dúvidas? Dessa forma, você garante um planejamento mais preciso e ações que, de fato, impactem nos resultados da sua empresa. É só continuar a leitura!

O que significa B2B e B2C?

Antes de entrarmos nas diferenças entre os dois conceitos, é importante entender o que cada um deles significa. O B2C (Business to Consumer), por exemplo, significa a saída do produto da empresa diretamente para o consumidor final. Com os avanços tecnológicos, menos intermediários vão entrando nesse caminho.

Já o B2B (Business to Business), trata da negociação entre duas empresas. Na maioria das vezes, esse modelo de venda é utilizado para realizar uma revenda futura ou apenas a reposição do seu estoque. Mesmo quando o objetivo final é a utilização dentro da própria empresa, quando a venda é feita de um negócio para o outro, ela é chamada de B2B.

Uma forma de melhor entender o conceito B2C e B2B é considerar o foco de atuação de cada empresa. Se ela fornece produtos voltados para o consumidor final, então ela terá uma abordagem B2C no relacionamento com seus distribuidores e varejistas, pois necessariamente terá que entender como seu consumidor final pensa.

Empresas como SAMSUNG e LG produzem no Brasil, em grande parte, produtos B2C (smartphones, notebooks e televisores) que serão facilmente encontrados nos melhores varejistas e sites de e-commerce.

Por outro lado, empresas B2B como INTEL e AMD  — que, entre outras tecnologias, produzem processadores e chipsets  — fornecem seus produtos para outros fabricantes, como a própria SAMSUNG e LG. Logo, o tipo de produto comercializado determina o foco de atuação de cada empresa. SAMSUNG e LG são empresas B2C enquanto INTEL e AMD são empresas B2B.

Quais as diferenças entre B2B e B2C?

Para que os dois conceitos não fiquem confusos na sua cabeça, listamos as principais diferenças entre os conceitos de B2B e B2C. Confira!

Estratégias de Marketing

As estratégias de Marketing adotadas quando falamos em B2B e B2C são completamente diferentes. Afinal, no modelo B2C você lida diretamente com o consumidor final e, por isso, o seu planejamento estratégico deve ser pensado em ações que destaquem como o seu produto e/ou serviço atende as necessidades e desejos do seu cliente.

Quando falamos em B2B, a ideia é um pouco diferente e, consequentemente, suas estratégias de Marketing devem ser realizadas de maneira mais prática, abordando, por exemplo, como o que você oferece pode melhorar o desempenho ou mesmo ajudar a reduzir os custos do cliente.

Canais de comunicação

Atualmente, os canais de comunicação disponíveis são muitos e, por isso, alguns acabam coincidindo quando falamos em B2B e B2C. Mas o foco na abordagem é completamente diferente. No B2B, a abordagem deve ser mais técnica (razão), passando dados que comprovem as vantagens de comprar determinado produto e/ou serviço. Já no B2C, a ideia é apostar na emoção, despertando o desejo no consumidor final.

Ao falar diretamente com quem conhece mais sobre o produto e quer detalhes específicos sobre o tema, você deve focar em mídias e canais especializados no assunto e até mesmo participar de feiras para ter um contato mais direto. Quando falamos no consumidor final, os canais de comunicação em massa são os mais indicados, como televisão, rádio, redes sociais e jornais.

Qual a importância de entender a diferença entre os conceitos?

Entender esses conceitos está diretamente relacionado ao sucesso da sua empresa. Afinal, conhecer as particularidades do seu cliente torna as suas ações muito mais precisas, aproveitando melhor os recursos disponíveis e, consequentemente, garantindo um retorno ainda maior para o seu negócio.

Afinal, a abordagem é totalmente diferente quando falamos em B2B e B2C. E, querendo ou não, o sucesso do seu planejamento estratégico passa diretamente pelo impacto gerado pelas suas ações — seja do time de Vendas, seja do time de Marketing — em relação ao cliente.

Agora que você já sabe qual a diferença entre B2B e B2C, que tal conferir outros artigos como este? Então basta assinar a nossa newsletter e receber na sua caixa de e-mail outros conteúdos relevantes para o sucesso do seu negócio!

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