Por que é essencial entender o Ciclo de Vida do Produto?

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Por que é essencial entender o Ciclo de Vida do Produto?

Você já refletiu sobre as estratégias que levam as empresas a determinarem o planejamento para a comercialização de um produto ou serviço? Como saber qual a estratégia mais adequada para a sua venda ou como apresentá-lo ao público de forma mais atraente?

Uma das armas mais importantes nesse processo é o Ciclo de Vida do Produto. Conhecê-lo é fundamental para compreender as potencialidades do material que se tem em mãos e qual a melhor maneira de ampliar seu desempenho no mercado.

Neste artigo vou falar sobre a importância de conhecer o Ciclo de Vida do Produto e como isso influencia as estratégias de marketing e vendas.

Saiba o que é o Ciclo de Vida do Produto

Esse é o nome dado à trajetória de um produto desde que ele é desenvolvido até o momento em que sai do mercado. Para cada etapa há uma perspectiva de desempenho específica. Da mesma forma, é preciso utilizar estratégias de marketing e vendas apropriadas para cada uma das fases.

Em geral, um produto pode ser ter seu Ciclo de Vida classificado em cinco estágios: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio, que é abordado de forma prática no “BIS360 Framework“, que examina todas as fases do Ciclo de Vida do Produto, desde o desenvolvimento (Estratégia e Tecnologia empregada), passando pela introdução (Vendas e Marketing) até a sua descontinuação. O tempo de duração de cada uma dessas fases varia de acordo com o item e com o próprio comportamento do mercado.

Conheça as vantagens de entender esse processo

Compreender como funciona o Ciclo de Vida do Produto pode trazer uma série de vantagens no que se refere a resultados. Confira alguns deles.

Oferecer o que o público realmente deseja e precisa

A empresa que tem a exata dimensão do Ciclo de Vida do Produto consegue determinar se ele está realmente alinhado com as demandas do seu público. Assim, pode adequar seu planejamento de venda para obter os melhores resultados possíveis.

A estratégia de comercialização de um produto que já se encontra em declínio, por exemplo, deve ser diferente daquela de um que está em introdução, quando ele ainda precisa mostrar ao mercado qual o seu valor.

Explorar melhor cada estágio do produto

Conhecer bem o Ciclo de Vida de um produto permite mapear cada estágio e prever os fatores responsáveis pela sua evolução. Também é possível desenvolver estratégias de promoção que prolonguem o tempo de permanência do item nas melhores fases do processo, a fim de ampliar seu desempenho.

Manter a liderança do mercado

Algumas empresas parecem sempre se antecipar aos desejos do público. Elas inovam com novos lançamentos e surpreendem os próprios concorrentes. Enquanto um produto ainda parece ter fôlego para o mercado, ele já começa a ser substituído por outro igualmente ou ainda mais promissor.

Essa estratégia é resultado do conhecimento do Ciclo de Vida do Produto. Quando determinado item inicia seu declínio, é possível investir em outro, com potencial ainda maior. Geralmente, essa agilidade garante a liderança do mercado por mais um ciclo de vendas.

Como você pôde ver, compreender o que é e como funciona o Ciclo de Vida do Produto faz uma grande diferença na hora de traçar um planejamento de marketing e vendas. Trata-se de uma ferramenta essencial quando se fala em ampliar a rentabilidade.

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