Como Ter Sucesso na Carreira de Produtos

carreira de produtos

Como Ter Sucesso na Carreira de Produtos

Você vai todo confiante para uma entrevista de emprego para uma posição de Gerente de Produtos. Muito bem vestido dá o seu melhor. Fala sobre suas conquistas, responde à perguntas específicas sobre o seu curriculum, pergunta sobre a empresa, mostra muito interesse sobre a posição e ao final… é contratado! História de sucesso? Talvez sim, talvez não.

Já parou para pensar que existem vários perfis de Gerentes de Produtos e que nem todos podem ser 100% aderentes ao perfil desejado por determinada empresa ou são adaptáveis a cultura organizacional desta empresa? Talvez você não saiba e muito provalvelmente a empresa também não, mas há uma forma bastante consistente de se classificar os possíveis perfis de Gerente de Produtos em 3 arquétipos predominantes: “Técnico”, “Orientado ao Negócio” e “Generalista”.

Com perfil técnico e experiência em Desenvolvimento de Produtos, Marketing e Gestão de Produtos fui contratado em 2012 para trabalhar como Gerente de Produtos em uma das principais empresas de tecnologia do mundo, famosa por suas TVs e Smartphones. Lembro-me como se fosse ontem meu primeiro dia de trabalho. Uma lista interminável de reuniões para agendar e a dica que se tornaria meu principal lema dali para a frente: “Para sobreviver (naquela empresa) você precisa saber olhar para onde vai apanhar menos”.

E foi assim que minha jornada se iniciou! Apanhando cada dia menos fui aprendendo que meu conhecimento “técnico” não era tão importante, mas sim a minha capacidade de adaptação, resiliência e principalmente o domínio sobre o negócio: mercado, cliente, métricas e números, muitos números. Saber disto foi muito importante para conseguir sobreviver num ambiente altamente dinâmico e competitivo.

Cinco anos depois, após apanhar muito e colecionar frustrações, parti em busca de novos ares e iniciei uma pesquisa profunda sobre como se aperfeiçoar nesta profissão com o intuito de estruturar uma abordagem que desse ao profissional mais conhecimento e fundamentos para melhor desempenhar esta atividade, mesmo nas situações mais desafiadoras. E foi pesquisando que me deparei com o artigo intitulado “Product Managers for the Digital World”, publicado pela consultoria McKinsey, e finalmente percebi a real importância de sabermos quem somos e nossos diferenciais numa posição de Gerente de Produtos. Adaptando os conceitos estruturais com o meu background estruturei uma metodologia que estabelece os 3 arquétipos de Gerentes de Produtos: Técnico, Orientado ao Negócio e Generalista. Com esta metodologia passando por muitas rodadas experimentais, consolidei uma abordagem pragmática que vem para preencher uma grande lacuna para os que desejam se especializar e se tornar profissionais mais bem preparados para trilhar um caminho de sucesso.

Como parte desta metodologia, desenvolvi uma pesquisa inédita no Brasil para ajudar profissionais de produtos a descobrir seus perfis predominantes. Escolaridade, experiência, habilidades, setor em que atua (Indústria, Comércio, Serviços, Tecnologia etc), são informações que ajudam na composição do perfil.

E você? Já teve alguma experiência semelhante e já se sentiu frustado por não ter um apoio ou base necessária para melhor desempenhar seu trabalho? Sente a necessidade de buscar informações, mas o que encontra são conjuntos de recomendações fragmentadas? Tem vontade de dar um salto em sua carreira, mas não tem idéia de como seguir em frente e simplesmente não desistir? Então clique neste link e venha descobrir qual seu perfil predominante participando da minha pesquisa que traçará seu perfil e lhe dará recomendações personalizadas para o seu momento atual na carreira. Os que estiverem cadastrados na Plataforma BIS360 receberão periodicamente um relatório totalmente gratuito, atualizado e consolidado de todas as avaliações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *