Você sabe a importância da Comunicação Assertiva para um processo?

comunicação assertiva bis360

Você sabe a importância da Comunicação Assertiva para um processo?

O uso de uma Comunicação Assertiva é imprescindível para evitar falhas nos processos de trabalho. Isso porque basta a transmissão de uma informação equivocada entre os profissionais, líderes e clientes para que a produtividade de toda a empresa seja comprometida, o que gera perda de tempo, retrabalho, desperdício de dinheiro e conflitos dentro da organização.

Ter uma Comunicação Assertiva é se comunicar com clareza e eficiência, de modo a garantir que toda a equipe compreenda as informações passadas. Cuidar desse aspecto é fundamental para o bom andamento do Fluxo dos Processos da empresa. Afinal, quanto menos erros forem cometidos, mais rápido os produtos serão desenvolvidos e melhor será a qualidade das entregas ao cliente final.

Quer aumentar a eficiência dos seus processos? Saiba agora como implementar uma comunicação bem-sucedida no seu ambiente de trabalho!

Pratique a Escuta Ativa

Na hora de se comunicar com os seus colegas ou liderados, não queira ser a única pessoa do ambiente a ter voz. Pelo contrário, a prática da Escuta Ativa pode ser algo muito mais proveitoso, já que permite perceber as coisas que não estão explícitas.

Preste atenção ao que o outro está falando, às expressões faciais, aos gestos e às entrelinhas. Dessa forma, você pode compreender claramente a mensagem e, inclusive, verificar se ele está ou não seguro diante da situação.

Respeite o timing

Atropelar o que uma pessoa está falando pode fazer com que informações importantes passem batidas, além de causar desentendimentos. Para que isso não aconteça, ouça atentamente e permita-se entender melhor as demais visões.

Caso não concorde com algo, espere que o outro termine e, só então, inicie a sua resposta de uma forma neutra e educada, como “Entendo o seu ponto de vista, mas acredito que nesta situação…”. Mantenha a diplomacia em vez de partir para o confronto.

Saiba negociar

Por meio da negociação, você tanto evita ruídos na comunicação como motiva os parceiros a compreenderem as verdadeiras expectativas das pessoas no ambiente corporativo. Uma das qualidades de um bom negociador é ser flexível, o que significa encontrar soluções que sejam benéficas para todos os envolvidos no processo.

Peça feedback para garantir o entendimento da mensagem

Antes que o seu interlocutor comece a executar o que lhe foi solicitado, é indicado se certificar de que ele entendeu a mensagem transmitida. Assim sendo, peça um feedback do que deve ser feito e, se houver alguma dúvida, esclareça-a imediatamente.

Aposte no seu poder de persuasão

Alguns ou todos os seus colegas podem oferecer resistência a determinada ideia que você apresentar. Quando isso acontecer, é necessário apostar no seu poder de persuasão. Utilize argumentos lógicos que incentivem as pessoas a abraçarem a sua proposta.

Desenvolva a sua Inteligência Emocional

Ter Inteligência Emocional é importantíssimo para manter o controle perante situações conflituosas. Portanto, procure aprimorar a forma como você lida com as suas emoções, pois isso permite se relacionar de uma maneira mais saudável e construtiva.

A partir de uma Comunicação Assertiva é possível alinhar os processos da empresa. Ao assimilar melhor o que precisa ser feito, a equipe vai garantir o alcance da proposta inicial e eliminar o retrabalho proveniente de mal-entendidos. Ou seja, haverá um aumento nos resultados do negócio.

E aí, gostou deste post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre para os seus amigos como desenvolver uma comunicação mais efetiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *