Você sabe a importância da Comunicação Assertiva para um processo?

comunicação assertiva bis360

Você sabe a importância da Comunicação Assertiva para um processo?

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O uso de uma Comunicação Assertiva é imprescindível para evitar falhas nos processos de trabalho. Isso porque basta a transmissão de uma informação equivocada entre os profissionais, líderes e clientes para que a produtividade de toda a empresa seja comprometida, o que gera perda de tempo, retrabalho, desperdício de dinheiro e conflitos dentro da organização.

Ter uma Comunicação Assertiva é se comunicar com clareza e eficiência, de modo a garantir que toda a equipe compreenda as informações passadas. Cuidar desse aspecto é fundamental para o bom andamento do Fluxo dos Processos da empresa. Afinal, quanto menos erros forem cometidos, mais rápido os produtos serão desenvolvidos e melhor será a qualidade das entregas ao cliente final.

Quer aumentar a eficiência dos seus processos? Saiba agora como implementar uma comunicação bem-sucedida no seu ambiente de trabalho!

Pratique a Escuta Ativa

Na hora de se comunicar com os seus colegas ou liderados, não queira ser a única pessoa do ambiente a ter voz. Pelo contrário, a prática da Escuta Ativa pode ser algo muito mais proveitoso, já que permite perceber as coisas que não estão explícitas.

Preste atenção ao que o outro está falando, às expressões faciais, aos gestos e às entrelinhas. Dessa forma, você pode compreender claramente a mensagem e, inclusive, verificar se ele está ou não seguro diante da situação.

Respeite o timing

Atropelar o que uma pessoa está falando pode fazer com que informações importantes passem batidas, além de causar desentendimentos. Para que isso não aconteça, ouça atentamente e permita-se entender melhor as demais visões.

Caso não concorde com algo, espere que o outro termine e, só então, inicie a sua resposta de uma forma neutra e educada, como “Entendo o seu ponto de vista, mas acredito que nesta situação…”. Mantenha a diplomacia em vez de partir para o confronto.

Saiba negociar

Por meio da negociação, você tanto evita ruídos na comunicação como motiva os parceiros a compreenderem as verdadeiras expectativas das pessoas no ambiente corporativo. Uma das qualidades de um bom negociador é ser flexível, o que significa encontrar soluções que sejam benéficas para todos os envolvidos no processo.

Peça feedback para garantir o entendimento da mensagem

Antes que o seu interlocutor comece a executar o que lhe foi solicitado, é indicado se certificar de que ele entendeu a mensagem transmitida. Assim sendo, peça um feedback do que deve ser feito e, se houver alguma dúvida, esclareça-a imediatamente.

Aposte no seu poder de persuasão

Alguns ou todos os seus colegas podem oferecer resistência a determinada ideia que você apresentar. Quando isso acontecer, é necessário apostar no seu poder de persuasão. Utilize argumentos lógicos que incentivem as pessoas a abraçarem a sua proposta.

Desenvolva a sua Inteligência Emocional

Ter Inteligência Emocional é importantíssimo para manter o controle perante situações conflituosas. Portanto, procure aprimorar a forma como você lida com as suas emoções, pois isso permite se relacionar de uma maneira mais saudável e construtiva.

A partir de uma Comunicação Assertiva é possível alinhar os processos da empresa. Ao assimilar melhor o que precisa ser feito, a equipe vai garantir o alcance da proposta inicial e eliminar o retrabalho proveniente de mal-entendidos. Ou seja, haverá um aumento nos resultados do negócio.

E aí, gostou deste post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre para os seus amigos como desenvolver uma comunicação mais efetiva!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *