Experiência do Cliente: por que precisamos nos preocupar com ela?

experiencia do cliente bis360

Experiência do Cliente: por que precisamos nos preocupar com ela?

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Para aumentar as vendas e o faturamento das empresas, os Administradores e os Gestores precisam desenvolver técnicas e métodos que ofereçam produtos e serviços que realmente atendam às expectativas dos seus consumidores. Saiba que conhecer a Experiência do Cliente é um meio para alcançar resultados satisfatórios. Neste artigo, vou ajudar você a entender por que as empresas devem se preocupar com esse conceito. Assim que conhecê-lo melhor, poderá usá-lo no Planejamento Estratégico do seu negócio. Fique à frente da concorrência. Acompanhe!

O que é Experiência do Cliente?

Talvez você já tenha ouvido falar em Customer Experience. Esse termo da língua inglesa é a tradução do que denominamos Experiência do Cliente. Produtos e serviços têm fases em seu ciclo de vida, e cada uma delas contém camadas fundamentais (Mercado, Cliente, Negócio e Técnica) que precisam ser consideradas na interação com o cliente.

Na camada Cliente, é preciso atentar à experiência do seu consumidor, e saber se está sendo positiva ou negativa. O que ele anda comentando? Acompanhe o seu comprador.

Entenda que, atualmente, não basta vender e entregar um produto, é preciso manter o cliente fiel e fazer com que ele retorne ao seu empreendimento e recomende a sua empresa para o máximo de pessoas possível.

Há tempos os empresários contratavam técnicos, montavam laboratórios e lançavam produtos que acreditavam ser úteis para as pessoas. No entanto, isso não funciona mais dessa maneira. As empresas de sucesso da atualidade buscam a interação e a comunicação com os seus clientes.

Assim é que são criados os novos produtos e serviços, os próprios consumidores indicam a você o caminho do sucesso nas vendas. Essa é uma estratégia eficaz para aumentar a sua receita, evitando custos e investimentos desnecessários.

Por que se preocupar com a Experiência do Cliente?

Estamos na chamada “Era da Experiência”. As pessoas estão cada vez mais exigentes e precisando de coisas novas, experiências diferentes do que o mercado tradicional oferece todos os dias. Saiba que as redes sociais podem ser suas grandes aliadas, pois é lá que os usuários expressam os seus desejos, frustrações e preferências.

Portanto, acompanhar a Experiência do Cliente é um modo de focar nas necessidades dos consumidores e evitar erros que as outras empresas cometem. Com isso em mente, você mantém os clientes antigos e conquista os novos compradores.

Quais as estratégias para melhorar a Experiência do Cliente?

Existem algumas maneiras para você alcançar sucesso e conseguir obter resultados eficazes com a Experiência do Cliente. Vejamos:

  • escute os clientes: faça pesquisas, peça opinião, conheça o perfil de cada um;
  • interaja com os consumidores: desenvolva relacionamento, mantenha contato e crie vínculos;
  • ofereça algo significativo: forneça produtos e serviços de maneira diferente e criativa;
  • faça das redes sociais suas aliadas: crie enquetes e conteúdos relevantes;
  • crie uma experiência memorável: entregue antes do prazo, dê um brinde etc.

Então, agora que já conhece o que é a Experiência do Cliente e a sua importância, coloque em prática as dicas que selecionei acima. Empresas de sucesso como a Netflix e o Nubank utilizam essas ferramentas diariamente em seus negócios. Faça como elas e preste atenção no comportamento dos seus consumidores ao usarem o seu produto.

Esteja sempre preparado para mudanças e inovações, mantenha-se informado. Você pode nos encontrar e seguir também nas redes sociais, estamos no LinkedIn, Twitter e no Meetup. Até breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *