Descubra o papel do Gerente de Produtos entre os setores da empresa

gerente de produto bis360

Descubra o papel do Gerente de Produtos entre os setores da empresa

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Gerente de Produtos ocupa um papel de suma importância dentro das empresas, uma vez que é responsável por implantar novos processos, criar e desenvolver produtos inovadores que sejam capazes de atender às necessidades do seu público-alvo.

Basicamente, esse profissional atua como um facilitador entre as áreas operacional e estratégica das organizações. Por isso, para desempenhar bem a sua função, é fundamental que ele saiba se comunicar e tenha boa capacidade de negociação e liderança.

Continue a leitura para conferir quais são as atribuições do Gerente de Produtos nos diferentes setores das empresas!

Quais são as atribuições do Gerente de Produtos?

Não importa se você gerencia o produto ou a empresa. Quem está ou acumula a função de Gerente de Produtos precisa entender que é de sua responsabilidade traduzir a visão dos gestores, que está no que eu chamo de Camada Estratégica, para o time operacional, que está na Camada Operacional. Por sua vez, esse profissional precisa conhecer os desafios e limitações do time técnico para comunicar aos gestores as dificuldades de implementação da sua visão e como isto poderá impactar o Planejamento Estratégico de Produto. Em suma, o Gerente de Produtos tem responsabilidades na áreas Operacional e Estratégica da empresa. Sabia mais nos tópicos abaixo.

Área Operacional

É no nível operacional que as metodologias de desenvolvimento são formalizadas e levadas para o campo prático. Geralmente, as decisões tomadas nessa área são mais pontuais e têm como finalidade corrigir ou melhorar um processo relacionado à operação.

Toda e qualquer organização está sempre em busca de ideias melhores, mas existe certa dificuldade em gerenciá-las e priorizá-las. Assim sendo, os Gerentes de Produtos podem fazer a sua própria Ideação — processo criativo que objetiva gerar, desenvolver e trabalhar novas ideias.

Em suma, o profissional vai coletar e desenvolver as ideias que sejam mais interessantes em recursos. No dia a dia, é ele quem aponta quais ideias podem ser promovidas a recursos — os que serão capazes de alcançar objetivos-chave para a linha de produtos e negócios da empresa.

Outra atribuição imprescindível do profissional no setor operacional é assegurar que o feedback e as solicitações-chave sejam integrados com perfeição aos processos de Planejamento e Desenvolvimento de Produtos.

Área Estratégica

O setor estratégico concentra os macro-objetivos de uma organização, que são agrupados conforme a sua perspectiva de negócios e os cenários estratégicos dos quais participa.

Esse nível permite perceber a situação real da empresa, haja vista que as informações geradas pelo setor operacional são avaliadas, analisadas e, posteriormente, combinadas para que possam trazer uma visão mais direta sobre o empreendimento.

Cabe ao profissional estudar as informações que foram levantadas. A partir daí é que ele vai definir objetivos, desenvolver estratégias e planos que possam atingir os objetivos determinados, bem como avaliar os resultados obtidos para promover melhorias contínuas.

Qual a importância das soft skills para a performance do profissional?

Você já ouviu falar nas soft skills? Nada mais são do que competências comportamentais, que normalmente estão ligadas à maneira como o profissional se relaciona no seu ambiente de trabalho.

Diariamente, o Gerente de Produtos tem que se relacionar com os setores operacional e estratégico. É comum que existam pontos de vista diferentes nessa rotina, o que exige jogo de cintura da parte dele para encontrar as melhores soluções para a empresa.

Levando isso em consideração, é essencial que ele consiga transmitir suas ideias com facilidade, seja flexível e saiba negociar, de modo que possa unir forças para o sucesso das suas estratégias.

Fica claro que o Gerente de Produtos trabalha como um elo entre as áreas operacional e estratégica das empresas. Quanto mais capacitado ele estiver, melhores serão os seus resultados e mais bem-sucedida será a organização.

Gostou deste artigo? Tem alguma dúvida? Leia também o artigo “Conheça 4 competências essenciais para todo Gerente de Produtos” e deixe o seu comentário aqui embaixo para que eu esclareça!

Comment (1)

  • erotik Reply

    What a mateial of un-ambiguity and prserveness of valuable know-how regarding unpredicted feelings. Jeane Rorke Cathey

    tera janeiro 12th, 2021 at 01:17

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *