Quais as melhores práticas para gestão de portfólio de produtos?

gestão de portfólio de produtos bis360

Quais as melhores práticas para gestão de portfólio de produtos?

Os processos voltados à administração nas empresas estão em constante evolução. A gestão de portfólio de produtos está obtendo destaque em virtude da efetividade de suas ações e dos ganhos que pode proporcionar para os negócios.

Consiste em uma série de atividades correlacionadas e, por isso, é importante ficar sempre atento para aproveitar melhor seus benefícios.

Este artigo apresenta três dicas essenciais para que você possa gerenciar de um modo mais efetivo o seu portfólio de produtos. Acompanhe!

Conceito de gestão de portfólio de produtos

A gestão de portfólio de produtos refere-se ao gerenciamento de toda a gama de itens comercializados por uma organização, desde o momento em que ainda são projetos não implantados. O gerente responsável e sua equipe devem alocar recursos para:

  • obter a lucratividade esperada, identificar áreas de melhoria e manter os produtos alinhados com a estratégia da organização;
  • identificar as oportunidades de mercado para assim definir as melhores maneiras de alocar recursos, privilegiando essa ou aquela iniciativa, pensando prioritariamente no negócio como um todo;
  • avaliar continuamente todos os produtos em termos de desempenho, de forma relativa e comparativa, para assim poder avaliar possíveis lacunas existentes tanto no mercado quanto internamente no mix trabalhado atualmente.

A Matriz BCG

Matriz BCG é uma ferramenta criada pelo Boston Consulting Group e se tornou provavelmente a principal referência quando falamos de gestão de portfólio de produtos. Sua principal função é facilitar a identificação e a avaliação do status de cada produto em seu ciclo de vida. Quando se analisa todos eles de maneira integrada, fica mais fácil gerenciar o conjunto.

gestão de portfólio de produtos bis360

É uma matriz de quatro quadrantes que relativiza a participação do produto no mercado versus seu crescimento do mercado em si. Quando ambos são altos, diz-se que o produto é uma “Estrela”. Quando o crescimento é baixo, mas a participação é alta, chamamos de “Vaca Leiteira”. Em empresas mais tradicionais, grande parte do portfólio encontra-se nesse quadrante.

Produtos com baixa participação em um mercado crescente são vistos como “Questionamentos” e aqueles cujo mercado está estagnado e que também têm baixa participação são os “Abacaxis”. Esses itens normalmente devem ser descontinuados, a menos que haja alguma justificativa forte para sua permanência.

Ações para o gerenciamento de um portfólio de produtos

Pensando no propósito de organizar, categorizar e garantir a efetivação de diversos produtos de uma organização, há uma série de iniciativas que podem ser implantadas visando maximizar os benefícios da gestão de portfólio de produtos.

O acesso aos dados é a chave do sucesso

As informações são a base para a tomada de decisão. Então é preciso cuidado para não lidar com dados imprecisos ou desatualizados, investindo em sistemas de geração e coleta, para promover o acesso oportuno e preciso. De fato, a performance de inovação do negócio está correlacionada a esse aproveitamento estratégico.

Quanto melhor a tecnologia, melhor será o desempenho

Soluções em software permitem impulsionar a transformação digital, a inovação de produtos e o valor comercial. Essas tecnologias, quando pensadas sob medida para organizações em crescimento, permitem um gerenciamento significativamente melhor de recursos. Além disso, otimiza processos, já que pode calibrar os relatórios em tempo real.

Não perca o foco no que é importante

As empresas que alcançam os melhores resultados são aquelas que mantêm um foco concentrado na gestão de portfólio de produtos. Elas são mais propensas a ter uma capacidade de prever com precisão a capacidade de recursos, o que é essencial para tomar decisões informadas sobre o mix. Isso é imprescindível para se manter nesse novo mercado de produtos e ofertas digitais.

O gerenciamento do portfólio é, portanto, bastante significativo para as organizações. Todos os profissionais envolvidos devem estar constantemente atualizados sobre as metodologias que surgem, bem como sobre o estágio em que se encontram cada um dos itens trabalhados no negócio.

A BIS360 é uma plataforma de capacitação que ajuda a sua empresa a atingir um nível mais alto na maturidade de seus processos e iniciativas. Nossos treinamentos e soluções são pensados para atender suas necessidades, incluindo a melhoria na gestão de portfólio de produtos. Entre em contato para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *