Gestão de Produtos: qual sua importância e como está esse mercado?

gestão de produtos

Gestão de Produtos: qual sua importância e como está esse mercado?

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Com um mercado cada vez mais competitivo, é papel das empresas conhecer profundamente o desejo de seus clientes e entregar aquilo que de fato satisfaça as necessidades do público. Dessa forma, uma Gestão de Produtos eficaz pode ser fundamental para o crescimento da sua organização.

Nesse processo, torna-se cada vez mais fundamental a figura do Gestor de Produtos — que deve auxiliar a empresa a tomar sempre as melhores decisões. Um profissional capacitado desenvolve ações não só na elaboração do produto, mas também passa a ser responsável pelo seu desenvolvimento e as estratégias de marketing que serão adotadas.

Se o conceito sobre Gestão de Produtos ainda não está totalmente claro, continue lendo este artigo para ter uma noção de sua importância na estrutura de gerenciamento e por que ela é essencial para cada organização!

Ajuda a empresa a atingir metas

O Gerente de Produtos dentro da empresa tem a função de ajudar a atingir as metas do negócio por meio da gestão correta da performance do produto. Ele precisa ser especializado em descobrir quais as necessidades da empresa, conhecer oportunidades, além de fazer o Planejamento Estratégico de Produtos e entender profundamente o Plano de Marketing.

Nos dias atuais, o Gerente de Produtos está cada vez mais parecido com um Mini-CEO. Há alguns anos, os profissionais eram focados na execução propriamente dita, mas agora o foco envolve todo o desenvolvimento do produto, da sua concepção à entrega ao cliente.

Orienta a empresa sobre como investir seus recursos

Uma Gestão de Produtos eficaz precisa estar diretamente ligada ao que seus clientes necessitam. Com o auxílio de pesquisas de mercado, o gestor ajuda a empresa a investir os recursos para fornecer produtos cada vez mais competitivos. Esse diferencial no perfil do gerente mostra a habilidade de não só acompanhar o desenvolvimento de um produto, mas estar atento a execução da sua estratégia.

Um bom Gerente de Produtos também auxilia a empresa na leitura de dados internos e externos, usando-os para a tomada de decisões. Como os gerentes costumam estar mais próximos dessas informações, eles acabam assumindo um papel mais amplo nas decisões e orientações. Isso permite ainda que o sucesso do produto possa ser medido com um conjunto amplo de métricas, que envolve engajamento, retenção, conversão, etc.

Busca reduzir custos e aumentar a receita

A partir do acompanhamento do desenvolvimento do produto, o profissional orienta a organização a buscar caminhos que reduzam os custos e que aumentem sua receita. Para isso, deve-se ter como base os dados e métricas levantadas pela empresa. No dia a dia da organização, a Gestão de Produtos deve ter como tarefa a análise dos dados, além de propor e otimizar ações que buscam alavancar as vendas e atingir os resultados.

A tendência para os próximos anos é que o profissional responsável pela Gestão de Produtos passe a ter uma função cada vez mais estratégica dentro das empresas, com maior poder de influência nas decisões e desenvolvimento de estratégias para o fortalecimento da marca.

De forma geral, o gestor vem ganhando cada vez mais espaço no mercado profissional, que passa a exigir pessoas mais preparadas para as funções que envolvem a Gestão dos Produtos. O papel do gestor deixa de estar ligado apenas ao desenvolvimento dos produtos e passa a desempenhar funções preponderantes para o futuro da organização.

A Gestão de Produtos é um mercado que exige profissionais dedicados, com conhecimento técnico e do negócio, capacidade de negociação e comunicação para analisar dados e tomar decisões. O que você pensa sobre esse mercado? Deixe o seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *