Passo a passo para um lançamento de produto eficiente

lançamento de produto bis360

Passo a passo para um lançamento de produto eficiente

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O lançamento de produto é uma das etapas mais importantes do ciclo de vida de qualquer solução de uma empresa. Esse é o momento em que os clientes em potencial entrarão em contato com a solução, conhecendo as suas principais funcionalidades e diferenciais.

Justamente por isso, sua empresa deve ter uma estratégia bem estruturada, garantindo que nada saia errado. Afinal de contas, se o produto for bem lançado, ele chamará a atenção de todos aqueles que podem adquiri-lo no futuro.

Por isso, sempre busque meios inteligentes de divulgar a sua solução pela primeira vez. Quer saber como isso pode ser feito? Então leia os passos a seguir!

1. Faça a análise SWOT

A análise SWOT permite que a empresa identifique quatro fatores críticos para o sucesso de qualquer produto. São eles: as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que a solução tem diante do seu público-alvo e seus concorrentes.

Portanto, a análise SWOT deve ser considerada uma grande aliada dos Gestores de Produtos durante o planejamento do lançamento. Ao realizar uma pesquisa focada nessas questões, a empresa consegue estruturar uma campanha de maior impacto e evitar escolhas de alto risco que possam comprometer a viabilidade de seu investimento.

2. Considere sempre os 4Ps

Os 4Ps são uma estratégia que torna o lançamento do produto mais robusto e lucrativo. Dessa forma, o gestor pode evitar alguns erros comuns e garantir que o planejamento seja mais inteligente e capaz de entregar bons resultados.

Os 4Ps são divididos da seguinte maneira:

  1. Produto: o produto está realmente pronto para ser lançado?
  2. Preço: qual é o preço do produto em relação ao seu posicionamento de mercado e à concorrência?
  3. Praça (ou ponto de venda): quais são os canais de venda e o público-alvo do produto?
  4. Promoção: qual é o plano de comunicação para lançar o produto?

Essas questões devem ser trabalhadas a partir de seis fatores que melhoram o planejamento do negócio e dão uma visão mais abrangente para o gestor sobre tudo o que afetará a empresa em médio e longo prazo. São eles:

  1. o mercado: a empresa deverá definir quais regiões e o público serão atingidos, bem como definir se ele é voltado para o mercado B2B ou B2C;
  2. o cliente: é necessário montar, caso não tenha sido realizado esse trabalho durante a definição do MVP (Produto Mínimo Viável), a persona a que o produto se destina;
  3. o posicionamento: o preço e o valor agregado do produto, especialmente considerando os seus concorrentes diretos e o posicionamento que a empresa pretende ter;
  4. os canais de vendas: avaliar se há a necessidade de desenvolver novos canais de vendas e quais ferramentas serão utilizadas naqueles já existentes. Para isso, é muito importante ter um Go-to-Market bem definido;
  5. as estratégias de comunicação: avaliar se os times precisam ser treinados, como está o plano de marketing para o produto e a efetividade de uma comunicação online e offline;
  6. o método de lançamento: em alguns cenários, apenas um press release (ou boletim de imprensa) para jornalistas pode trazer o retorno e a publicidade necessária.

3. Realize uma pesquisa de mercado com seus canais de vendas

A pesquisa de mercado é fundamental para processos de marketing e vendas e, no lançamento de um produto, não é diferente. Fazer uso do bom relacionamento com seus canais de vendas permite não só entender o momento e o potencial de vendas (sell-in e sell-out), como também preparar o terreno para o lançamento do produto.

A pesquisa permite que o gestor escolha a melhor estratégia possível para o lançamento, com base em dados confiáveis. Se for bem feita, a pesquisa de mercado revelará dados, por exemplo, sobre a melhor mensagem para divulgar o produto e o melhor dia de lançamento.

Ela também trará outras dicas para o seu evento de lançamento, como a melhor linguagem e local. Dessa forma, o evento criado poderá ser espetacular e inovador.

4. Faça um pré-lançamento do produto

Uma boa forma de garantir que nada saia de errado no lançamento do produto é realizar um pré-evento com convidados selecionados. Em um pequeno grupo focal, a empresa pode coletar feedbacks, afinar a sua mensagem e tornar cada escolha do planejamento efetiva.

O pré-lançamento do produto precisa ser realizado utilizando-se dos mesmos mecanismos de um lançamento tradicional. Mas, ao final, a empresa deve coletar o feedback de todos os clientes. Dessa maneira, os times conseguirão rastrear problemas e melhorar a experiência do evento definitivo de lançamento.

5. Tenha uma campanha de marketing bem estruturada

A campanha de marketing deve ser pensada em conjunto com o lançamento do produto. Ela garante que mais pessoas — inclusive aquelas que não estavam presentes no lançamento — saibam da sua existência e criem interesse por ele.

Uma boa campanha deve estar alinhada à linguagem adotada no lançamento. Ou seja, a mensagem transmitida na publicidade deve ser semelhante à que foi utilizada durante o lançamento do produto. Assim, todas as peças que divulgam a solução estarão estruturadas de maneira uniforme.

6. Construa a autoridade da sua marca

Os profissionais que forem deslocados para o lançamento do produto precisam ter os conhecimentos necessários para serem vistos como autoridade na solução. Além disso, a empresa deve definir uma mensagem que destaque todos os pontos positivos existentes.

Isso dará à marca uma maior autoridade diante do problema que o produto pretende solucionar. Logo no primeiro contato do cliente, ele reconhecerá a solução como algo capaz de eliminar as suas dores e apresentar um ótimo custo-benefício.

Como podemos ver, existem várias estratégias que podem ser adotadas no lançamento de um produto. Juntas, elas facilitam a rápida aceitação no mercado e chamam a atenção de compradores em potencial.

Além disso, uma estratégia correta reduz os riscos de um lançamento de produto não dar certo. Como consequência, a empresa poderá maximizar as chances de a sua solução trazer grande lucratividade em médio e longo prazo.

Gostou das nossas dicas? Então siga a gente no LinkedIn, no MeetUp e no Twitter para ficar por dentro das novidades do nosso blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *