Passo a passo para um lançamento de produto eficiente

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Passo a passo para um lançamento de produto eficiente

O lançamento de produto é uma das etapas mais importantes do ciclo de vida de qualquer solução de uma empresa. Esse é o momento em que os clientes em potencial entrarão em contato com a solução, conhecendo as suas principais funcionalidades e diferenciais.

Justamente por isso, sua empresa deve ter uma estratégia bem estruturada, garantindo que nada saia errado. Afinal de contas, se o produto for bem lançado, ele chamará a atenção de todos aqueles que podem adquiri-lo no futuro.

Por isso, sempre busque meios inteligentes de divulgar a sua solução pela primeira vez. Quer saber como isso pode ser feito? Então leia os passos a seguir!

1. Faça a análise SWOT

A análise SWOT permite que a empresa identifique quatro fatores críticos para o sucesso de qualquer produto. São eles: as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que a solução tem diante do seu público-alvo e seus concorrentes.

Portanto, a análise SWOT deve ser considerada uma grande aliada dos Gestores de Produtos durante o planejamento do lançamento. Ao realizar uma pesquisa focada nessas questões, a empresa consegue estruturar uma campanha de maior impacto e evitar escolhas de alto risco que possam comprometer a viabilidade de seu investimento.

2. Considere sempre os 4Ps

Os 4Ps são uma estratégia que torna o lançamento do produto mais robusto e lucrativo. Dessa forma, o gestor pode evitar alguns erros comuns e garantir que o planejamento seja mais inteligente e capaz de entregar bons resultados.

Os 4Ps são divididos da seguinte maneira:

  1. Produto: o produto está realmente pronto para ser lançado?
  2. Preço: qual é o preço do produto em relação ao seu posicionamento de mercado e à concorrência?
  3. Praça (ou ponto de venda): quais são os canais de venda e o público-alvo do produto?
  4. Promoção: qual é o plano de comunicação para lançar o produto?

Essas questões devem ser trabalhadas a partir de seis fatores que melhoram o planejamento do negócio e dão uma visão mais abrangente para o gestor sobre tudo o que afetará a empresa em médio e longo prazo. São eles:

  1. o mercado: a empresa deverá definir quais regiões e o público serão atingidos, bem como definir se ele é voltado para o mercado B2B ou B2C;
  2. o cliente: é necessário montar, caso não tenha sido realizado esse trabalho durante a definição do MVP (Produto Mínimo Viável), a persona a que o produto se destina;
  3. o posicionamento: o preço e o valor agregado do produto, especialmente considerando os seus concorrentes diretos e o posicionamento que a empresa pretende ter;
  4. os canais de vendas: avaliar se há a necessidade de desenvolver novos canais de vendas e quais ferramentas serão utilizadas naqueles já existentes. Para isso, é muito importante ter um Go-to-Market bem definido;
  5. as estratégias de comunicação: avaliar se os times precisam ser treinados, como está o plano de marketing para o produto e a efetividade de uma comunicação online e offline;
  6. o método de lançamento: em alguns cenários, apenas um press release (ou boletim de imprensa) para jornalistas pode trazer o retorno e a publicidade necessária.

3. Realize uma pesquisa de mercado com seus canais de vendas

A pesquisa de mercado é fundamental para processos de marketing e vendas e, no lançamento de um produto, não é diferente. Fazer uso do bom relacionamento com seus canais de vendas permite não só entender o momento e o potencial de vendas (sell-in e sell-out), como também preparar o terreno para o lançamento do produto.

A pesquisa permite que o gestor escolha a melhor estratégia possível para o lançamento, com base em dados confiáveis. Se for bem feita, a pesquisa de mercado revelará dados, por exemplo, sobre a melhor mensagem para divulgar o produto e o melhor dia de lançamento.

Ela também trará outras dicas para o seu evento de lançamento, como a melhor linguagem e local. Dessa forma, o evento criado poderá ser espetacular e inovador.

4. Faça um pré-lançamento do produto

Uma boa forma de garantir que nada saia de errado no lançamento do produto é realizar um pré-evento com convidados selecionados. Em um pequeno grupo focal, a empresa pode coletar feedbacks, afinar a sua mensagem e tornar cada escolha do planejamento efetiva.

O pré-lançamento do produto precisa ser realizado utilizando-se dos mesmos mecanismos de um lançamento tradicional. Mas, ao final, a empresa deve coletar o feedback de todos os clientes. Dessa maneira, os times conseguirão rastrear problemas e melhorar a experiência do evento definitivo de lançamento.

5. Tenha uma campanha de marketing bem estruturada

A campanha de marketing deve ser pensada em conjunto com o lançamento do produto. Ela garante que mais pessoas — inclusive aquelas que não estavam presentes no lançamento — saibam da sua existência e criem interesse por ele.

Uma boa campanha deve estar alinhada à linguagem adotada no lançamento. Ou seja, a mensagem transmitida na publicidade deve ser semelhante à que foi utilizada durante o lançamento do produto. Assim, todas as peças que divulgam a solução estarão estruturadas de maneira uniforme.

6. Construa a autoridade da sua marca

Os profissionais que forem deslocados para o lançamento do produto precisam ter os conhecimentos necessários para serem vistos como autoridade na solução. Além disso, a empresa deve definir uma mensagem que destaque todos os pontos positivos existentes.

Isso dará à marca uma maior autoridade diante do problema que o produto pretende solucionar. Logo no primeiro contato do cliente, ele reconhecerá a solução como algo capaz de eliminar as suas dores e apresentar um ótimo custo-benefício.

Como podemos ver, existem várias estratégias que podem ser adotadas no lançamento de um produto. Juntas, elas facilitam a rápida aceitação no mercado e chamam a atenção de compradores em potencial.

Além disso, uma estratégia correta reduz os riscos de um lançamento de produto não dar certo. Como consequência, a empresa poderá maximizar as chances de a sua solução trazer grande lucratividade em médio e longo prazo.

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