Saiba mais sobre a liderança das mulheres na Gestão de Produtos

liderança das mulheres na gestão de produtos bis360

Saiba mais sobre a liderança das mulheres na Gestão de Produtos

Lembro de ter lido uma entrevista com Marty Cagan, autor do famoso livro Inspired, sobre o êxito da liderança das mulheres na Gestão de Produtos no setor de Tecnologia. Ele chama atenção para o fato de que os “machos alfa” — geralmente os presidentes e CEOs — não se sentem ameaçados pelas mulheres, abrindo caminho para que elas possam desenvolver e mostrar seu trabalho. Isso é, sem dúvidas, uma vantagem competitiva que as mulheres devem considerar na sua estratégia para ascender na carreira.

O chamado Product Manager é um profissional que precisa manifestar uma série de competências para ter sucesso e, por isso mesmo, se destaca a liderança das mulheres na Gestão de Produtos. Quando essa função é ocupada por uma representante do sexo feminino, a empresa pode contar com diversas vantagens.

Afinal, elas se mostram superiores aos homens em vários aspectos, como na inteligência emocional, na energia para encarar desafios, na humildade para aceitar ajuda e orientações e na capacidade de exercer liderança com respeito e empatia.

Em minha trajetória profissional, trabalhei com várias Gerentes de Produto — mulheres fortes, dinâmicas e com perfis bastante distintos. Neste artigo, vou falar sobre o protagonismo das mulheres nessa área tão importante para o sucesso de qualquer negócio. Continue comigo!

O que faz um Gerente de Produtos?

Os Gerentes de Produto estão encarregados de definir estratégias e orientar todo o processo responsável pelo sucesso de um lançamento. Normalmente, lideram a equipe multifuncional envolvida e cumprem um importante papel organizacional.

São eles que garantem a implantação das iniciativas, a manutenção das boas práticas e o gerenciamento dos recursos disponíveis para atividades, por exemplo, de marketing, finanças e qualidade, que estão relacionadas com os produtos.

Devem ter um conhecimento profundo do produto, tendo em vista o poder de influenciar diretamente as decisões tomadas a seu respeito. Suas atribuições incluem a análise constante das condições de mercado e de concorrência, com o objetivo de garantir que a empresa consiga oferecer diferenciais baseados nas experiências dos clientes.

Quais características fazem as mulheres se destacarem nessa função?

Atenção aos detalhes

Mulheres e homens normalmente apresentam perfis diferentes quando se trata de experiências corporativas. As mulheres costumam dar mais atenção aos detalhes, conseguem ouvir e compreender melhor as necessidades das pessoas com quem convivem e têm maior aptidão para resolver problemas sem causar atritos.

Pensando nas atividades do Gerente de Produtos, essas características fazem toda a diferença. Assim, quando uma mulher ocupa essa posição, ela consegue coordenar as equipes de forma mais harmoniosa e de um modo que cada um se sinta realmente relevante dentro do contexto.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade extremamente importante, já que as coisas mudam o tempo todo e as decisões precisam ser tomadas pensando no que é melhor para os projetos. Nisso, as mulheres são imbatíveis. Afinal, elas têm muito mais flexibilidade para adaptar-se em diversas situações.

Boa comunicação

Há também as habilidades de comunicação. As mulheres geralmente sabem expor suas ideias de uma maneira mais gentil, estabelecendo uma conexão mais direta com os diversos envolvidos, demonstrando empatia. Dessa forma, o engajamento dos membros da equipe aumenta, resultando em maiores possibilidades de que tudo corra bem.

Em virtude desses pontos positivos, cada vez mais empresas têm investido em contar com mulheres na posição de Gerente de Produtos. Elas são focadas, fortes, delicadas, atentas a tudo o que está acontecendo e demonstram muita paixão pelo que fazem.

Esse comportamento é indispensável para quem quer ser bem-sucedido, não apenas nessa carreira, mas também na vida. Uma mulher que ama o que faz certamente tem maiores possibilidades de se destacar, conseguindo evoluir profissionalmente e contribuindo para o crescimento dos negócios em que estão envolvidas.

Agora que você está por dentro da liderança das mulheres na Gestão de Produtos, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que seus contatos também leiam a respeito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *