Livros para Product Manager: saiba quais são os mais recomendados!

Livros para Product Manager

Livros para Product Manager: saiba quais são os mais recomendados!

Algo em que acredito muito é que a base para todo profissional deve ser sempre o conhecimento. No trabalho como Gerente de Produto, igualmente, é fundamental uma base teórica para embasar suas decisões. Nessa linha, há alguns livros para Product Manager cuja leitura considero essencial e, por isso, sempre busco indicá-los. Como você vai acompanhar neste artigo, algumas dessas obras foram escritas por ícones da área de Gestão de Produtos, em que relatam suas experiências e confessam seus dilemas que os colocaram como destaque em sua área.

Para quem está entrando na área, ou mesmo para os profissionais com anos de estrada, sua leitura é recomendada. Se ficou interessado, confira a seguir minhas indicações!

Sprint

Neste livro, Jake Knapp aborda as dificuldades e desafios de tirar uma boa ideia do papel e colocá-la em prática. Para isso, desenvolveu um método que ele intitulou como Sprint e que tornou o ex-designer da Google conhecido mundialmente por sua técnica. Nele, Knapp explica que o método era usado para tudo na gigante da tecnologia, desde o aperfeiçoamento do mecanismo de buscas ao aplicativo Hangouts. É um método que considero muito interessante, em que ideias tinham que sair do papel e ser testadas em apenas cinco dias.

Com a experiência, ele juntou-se a Braden Kowitz e John Zeratsky no Google Ventures — braço da companhia voltado ao investimento em novos negócios, e juntos eles implementaram mais de cem sprints em diversas empresa mundo afora.

Inspired

Um dos Gerentes de Produtos mais bem-sucedidos do mundo moderno e com passagens por empresas como eBay e HP, Marty Cagan mostra no livro Inspired, com seus insights, como identificar qual o produto certo.

Quando isso não é possível, ele dá dicas de como trabalhar com as equipes técnicas para ter os produtos certos para seus clientes. Ele ainda destaca como ser um ótimo Gerente de Produtos, independentemente do tamanho da companhia.

O lado duro das situações difíceis

Para mim, o livro de Ben Horowitz já é um clássico sobre startups de tecnologia. Nele, seu autor trata as dificuldades no gerenciamento de produtos, que envolvem decisões rápidas e nem sempre fáceis. Porém, ele nos ensina que, para você crescer como Gerente de Produtos, é necessário organização e um inestimável poder de entendimento para entender as mudanças e processos e extrair o melhor de cada uma delas.

Lean Startup

Certamente, este livro de Eric Reis deve estar na cabeceira de todo Gerente de Produtos que queira agilidade, vocação e velocidade para a escalabilidade de produtos e serviços. Foi essa obra que consolidou temas como premissas e validações dentro da Gestão de Produtos, abordando formas de experimentar, testar e validar ideias. Ele aborda ainda como novas ideias podem prosperar diante do cenário cada vez mais competitivo de mercado.

Plataforma: A Revolução da Estratégia

Os pesquisadores do MIT Geoffrey Parker e Marshall Van Alstyne e o consultor Sangeet Paul Choudary trazem neste livro, de forma inteligente, um guia voltado para todos os tipos de organização, principalmente para aqueles empreendedores que estão iniciando no ramo. Eles tratam a tecnologia digital como ferramenta fundamental para transformar empresas em plataformas, ampliando seu alcance. É, em síntese, um livro que serve de modelo gerencial e organizacional a ser implantado.

Quando me perguntam o que é possível fazer para ser um Gerente de Produtos cada vez melhor, costumo pensar que todos esses são livros fundamentais para ampliar o conhecimento na área. Usando algumas das técnicas abordadas nessas obras e desenvolvendo, a partir das leituras, seus próprios insights, não tenho dúvidas de que você vai se destacar na área.

Se gostou dessas indicações de livros para Product Manager, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais, para ajudar mais pessoas a acessarem os melhores conhecimentos sobre a Gestão de Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *