Confira 3 técnicas de negociação que você precisa adotar!

técnicas de negociação bis360

Confira 3 técnicas de negociação que você precisa adotar!

Conquistar bons resultados em negociações é fundamental na construção de uma carreira de sucesso. Entrar em acordo com parceiros e clientes faz parte da rotina profissional e, para obter conclusões favoráveis, é essencial conduzir as situações de maneira estratégica, aplicando as melhores técnicas de negociação.

As técnicas de negociação são práticas que influenciam a tomada de decisão e ajudam a resolver impasses, contribuindo de forma efetiva para a finalização de vendas e ampliação de resultados.

Neste artigo, apresentarei três técnicas de negociação poderosas que Gestores de Produto precisam conhecer e explicarei o que é preciso saber antes de aplicá-las.

O que é importante saber antes de aplicar técnicas de negociação?

As técnicas utilizadas no momento da negociação são muito importantes para obter um bom resultado, mas para elas serem efetivas, é essencial que o negociador esteja preparado para dialogar e persuadir a outra parte.

Uma boa preparação começa por um planejamento elaborado de maneira estratégica, visando o objetivo que se deseja alcançar. É preciso analisar questões como o perfil do negociador, as concessões viáveis, a necessidade de conclusão do negócio e as objeções que podem ser apresentadas.

Além disso, é imprescindível que o negociador conheça bem o produto envolvido na negociação. Assim, é possível demonstrar confiança e domínio sobre todos os elementos, ressaltar os pontos fortes e superar resistências ao fechamento do negócio.

Quais técnicas de negociação você precisa adotar?

As técnicas aplicadas no momento da negociação são decisivas para que ela seja bem-sucedida. A seguir, apresentarei algumas que você deve conhecer para obter os melhores resultados. Acompanhe!

1. Seja um bom ouvinte

Ouvir mais do que falar é um dos grandes segredos das negociações de sucesso. Escutar a outra parte ajuda no entendimento da situação e na percepção de aspectos que podem ser cruciais para conquistar um resultado favorável.

No entanto, é preciso exercitar a escuta ativa. Esteja completamente presente na discussão e tenha atenção não apenas ao sentido explícito das palavras, mas às intenções que estão implícitas nelas.

Ademais, também é fundamental observar a linguagem corporal da outra parte. Muitas vezes, posturas, gestos e expressões faciais revelam informações importantes para a negociação.

2. Faça concessões de maneira estratégica

Ao iniciar uma negociação, é necessário ter disposição para fazer concessões. Caso contrário, é muito provável que a conversa não avance, e todas as partes fiquem frustradas.

Por isso, uma das melhores técnicas de negociação é começar apresentando a proposta mais vantajosa para você e, ao longo da conversa, fazer concessões, dentro dos limites definidos no planejamento, para conseguir fechar o acordo.

Por exemplo, se o objetivo da negociação é conquistar uma venda, inicie a conversa apresentando o valor máximo do produto e só depois flexibilize.

3. Trabalhe com gatilhos mentais

Gatilhos mentais provocam reações instintivas e emocionais que são determinantes para a tomada de decisão. Saber aplicá-los e reconhecê-los é uma habilidade imprescindível para bons negociadores.

Existem diversos tipos de gatilhos que podem ser usados durante uma negociação: Alguns deles são:

  • autoridade: as pessoas tendem a confiar e seguir a opinião de quem demonstra autoridade sobre o elemento que está sendo negociado;
  • ancoragem: a proposta inicial normalmente se torna um parâmetro de referência. Assim, é importante sempre propor primeiro;
  • urgência: criar uma sensação de urgência na outra parte ajuda a fazê-la tomar uma decisão;
  • reciprocidade: as ações tendem a ser respondidas de forma recíproca. Se são oferecidas vantagens na negociação, é provável que o retorno seja positivo, por exemplo.

Essas são algumas técnicas poderosas para obter excelentes resultados nas negociações. Comece aplicando-as nas pequenas negociações presentes na sua rotina e, com a prática, elas vão se tornar ações instintivas no fechamento dos negócios.

Gostou de conhecer essas técnicas de negociação? Quer continuar aprendendo práticas para conquistar os melhores resultados na gestão de produtos? Assine a newsletter e receba todas as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *