Entenda melhor como funcionam os testes A/B e quais são seus objetivos

testes ab bis360

Entenda melhor como funcionam os testes A/B e quais são seus objetivos

A elaboração de campanhas e Estratégias de Marketing não é um processo simples, já que inúmeros fatores podem influenciar em seu resultado. Por isso, profissionais passam horas tentando prever os efeitos que a mensagem pode ter na audiência, a fim de realizar uma abordagem o mais próxima possível da perfeição. Sabemos, porém, que sempre haverá espaço para melhorar. Para isso, é imprescindível mensurar os resultados de todas as ações, com o objetivo de encontrar erros e oportunidades de otimização.

Uma das formas mais eficientes de realizar essa análise e aprimorar os efeitos de suas atividades de marketing é a realização de testes A/B. Neste texto, falarei sobre essa ferramenta para explicar seu conceito e a forma como os testes funcionam. Abordarei ainda sua importância e apresentarei as principais vantagens oferecidas pela prática. Acompanhe!

O que são os testes A/B?

Posto de forma simples, os testes A/B dizem respeito a um procedimento analítico que, por meio da comparação direta entre duas variáveis de marketing, determina qual variação obtém os melhores resultados. Diferentemente de um teste multivariado, os testes A/B colocam frente a frente apenas duas variações por vez.

Imagine, por exemplo, que sua empresa está investindo em uma estratégia de Marketing de Conteúdo e, para isso, precisa de uma landing page eficiente para facilitar a captação de leads. Com tantas opções de formato, é comum o surgimento de dúvidas sobre qual tem maior potencial de conversão.

É aí que entra o teste A/B. Para tomar a decisão mais eficiente, você pode lançar dois formatos de uma vez para, então, medir seus resultados. Dessa forma, você ganha um embasamento científico para identificar a opção mais bem-sucedida e, assim, adaptar suas futuras campanhas para refletir seu sucesso.

Utilizei o exemplo da landing page para explicar seu funcionamento, mas os testes podem ser utilizados em diversos aspectos do marketing digital, como os seguintes:

  • calls-to-action (CTA);
  • título de uma página;
  • tamanho e campos do formulário;
  • texto de uma oferta;
  • elementos visuais.

Como funcionam os testes?

Como dependem completamente da mensuração de dados, os testes A/B só podem ser feitos de forma eficiente com a utilização de uma ferramenta que permita a análise de métricas. É o caso, do Google Analytics, que ainda conta com o Google Optimize, uma ferramenta especializada para a realização de testes em seu website.

Dada a devida importância do uso de uma boa ferramenta, o próximo passo é garantir que seu conteúdo será distribuído a um número suficiente de pessoas para proporcionar uma significância estatística ao experimento. Ou seja, quantos visitantes precisam acessar sua landing page para que uma análise estatística seja viabilizada? Para saber isso, você pode utilizar uma calculadora especializada, como a que foi desenvolvida pela MyMetric.

Com a amostragem de seu teste determinada, é hora de decidir quais serão as variáveis testadas. Vale lembrar que não é possível testar mais de duas por vez, o que significa que as duas versões testes devem contar com apenas uma diferença. Se você está testando qual cor deve dar ao seu botão de CTA para aumentar as conversões, por exemplo, esse será o único elemento diferenciado. O resto da página deve ser exatamente igual nas duas versões.

Por que utilizar o método?

No Marketing Digital, as coisas mudam muito rapidamente. Um pequeno erro em uma campanha pode ser responsável pela perda de possíveis consumidores, assim como um acerto pode representar um sucesso acima do previsto. Em um ambiente assim, é crucial que todas as ações sejam tomadas de forma estratégica, a fim de maximizar os resultados e diminuir prejuízos causados por decisões erradas. A seguir, apresento alguns benefícios importantes trazidos pelos testes A/B que podem otimizar todo o processo.

Melhoria dos resultados

Qualquer negócio é movido por resultados. O objetivo é, sempre, atingir o sucesso gastando o mínimo possível. Com a realização frequente de testes A/B sua empresa facilita a compreensão das estratégias que trazem melhores resultados e, assim, pode focar seus esforços em abordagens semelhantes. Dessa forma, elimina-se o custo de campanhas que não sejam suficientemente produtivas.

Além disso, esse procedimento de mensuração e análise identifica os pontos fracos de uma estratégia que não esteja trazendo os resultados esperados. Assim, com pequenos ajustes aqui e ali, é possível resgatar uma campanha que, sem a intervenção analítica, estaria fadada ao fracasso.

Corroboração de definições estratégicas

Você já lidou com uma situação em que uma ideia sua apresentada com convicção foi vista com desconfiança por colegas ou superiores? Pode ser bastante frustrante tentar “vender” sua estratégia para outros setores, especialmente quando uma aprovação é necessária.

Como utiliza métricas e dados reais, um teste A/B pode ser uma excelente base para apresentar suas ideias de forma convincente, mostrando de forma científica o motivo pelo qual você acredita que certa decisão deve ser tomada.

Diminuição eficiente de custos

A diminuição de custos entra constantemente em pauta nas reuniões que discutem a gestão de qualquer empresa. Para equilibrar as finanças, cortes são feitos de forma desesperada, muitas vezes afetando áreas altamente produtivas e deixando de lado práticas custosas que não acrescentam muito para a empresa. A longo prazo, esse tipo de gestão não pode se sustentar.

Com os testes A/B, é viável diminuir custos do Marketing Digital sem a necessidade de grandes cortes. Como isso é possível? Simples, basta identificar as estratégias que se mostram mais eficazes e focar os esforços nelas, deixando de lado as improdutivas. Assim, além de potencialmente melhorar os resultados e conversões, sua empresa sabe quais são os investimentos que podem ser cortados sem que alterações drásticas sejam necessárias.

Facilitação no entendimento do consumidor

Um dos fatores que mais importam para o consumidor moderno no relacionamento com uma marca é a personalização. Uma pesquisa da Accenture revelou que 88% dos entrevistados se declararam mais propícios a fazer negócio com companhias que investem na personalização de suas experiências. Para um negócio, isso só é possível com um profundo conhecimento sobre as características e preferências do consumidor.

Consegue pensar em uma ferramenta que proporcione tal conhecimento? Isso mesmo, os testes A/B. Com sua aplicação, você consegue insights valiosos sobre a linguagem preferida da audiência, a cor que inspira mais conversões, o horário que causa mais engajamento, o tipo de mídia que mais agrada e muito mais. Dessa forma, personalizar a comunicação de acordo com o gosto da audiência se torna um processo muito mais fácil.

Os testes A/B proporcionam insights poderosos para sua empresa analisar e decidir qual variação de campanha traz os melhores resultados. Esse feedback é fundamental para uma tomada de decisões eficiente e, portanto, para o sucesso da empresa. Ao identificar as estratégias mais produtivas, é possível potencializar seus resultados e diminuir custos desnecessários.

E então, pronto para aplicar testes A/B em seu negócio? Que tal uma ajuda especializada? A BIS360 é uma plataforma digital que, com o auxílio de especialistas, oferece consultoria, soluções e treinamentos profissionais para empresas e pessoas físicas. Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *