Conheça os tipos de Métodos Ágeis e as vantagens dessa estratégia

tipos de métodos ágeis bis360

Conheça os tipos de Métodos Ágeis e as vantagens dessa estratégia

Com o mundo corporativo cada vez mais competitivo, é imprescindível encontrar formas de realizar um trabalho mais eficiente e produtivo. Adotar metodologias que tornem as suas ações mais precisas é um diferencial. Por isso, conhecer os diferentes tipos de métodos ágeis, por exemplo, é uma maneira. Acelerar os processos internos da sua empresa é fundamental para que você ofereça um serviço de maior qualidade e que, de fato, atenda às demandas do seu consumidor.

Com uma metodologia ágil aplicada no dia a dia da sua organização, a tendência é que os seus resultados também melhorem rumo ao sucesso.

Que tal, então, conhecer melhor os diferentes tipos de métodos ágeis? Assim, você vai saber quais modelos se encaixam de maneira ideal ao perfil da sua organização. Além disso, você entenderá quais são as vantagens para o time de produto da sua empresa ao utilizar essa estratégia. Confira!

O que são Métodos Ágeis?

Métodos ágeis, que são bastante utilizados no setor de Tecnologia, é uma forma alternativa de Gestão de Projetos. Este processo ajuda as equipes a fornecer respostas rápidas e não previsíveis ao feedback que recebem durante o Ciclo de Desenvolvimento do Produto, o que cria oportunidades para avaliar a direção de um projeto durante o seu desenvolvimento.

Isso pode ser extrapolado para todas as áreas da empresa. Ou seja, desenvolver soluções customizáveis, com um planejamento adaptativo, que se encaixem nas necessidades de cada empresa.

Métodos ágeis são, portanto, uma abordagem que garante maior flexibilidade quando falamos em desenvolvimento e gestão. A partir dessa metodologia, é possível reduzir a burocracia e oferecer a possibilidade de melhorias contínuas para que o trabalho seja sempre o melhor possível.

Quais são os tipos de Métodos Ágeis?

Para que você escolha a metodologia ágil perfeita para o seu negócio, veja os principais tipos de métodos ágeis no mercado. Confira!

Scrum

Um dos métodos ágeis mais utilizados, o Scrum é ideal para quem busca uma metodologia adaptável e criativa. A partir de “sprints”, o cliente e o time envolvido no projeto vão realizando o planejamento por etapas, garantindo um tempo mais rápido de entrega e um produto mais customizado.

Lean

Muito utilizado por startups, aqui a idéia central é maximizar o valor do cliente e minimizar o desperdício. Lean ajuda a “criar mais valor para clientes com o mínimo de recursos disponíveis”. Uma organização enxuta entende o valor do cliente e concentra seus esforços para aumentá-lo continuamente.

Kanban

Com um sistema fácil e intuitivo de ser utilizado, o Kanban tem como principal diferencial a visibilidade de tudo o que está sendo realizado pela sua equipe. O objetivo é dividir as tarefas e projetos em três etapas: “TO DO” (tarefas a serem feitas), “DOING” (o que já está sendo feito por alguém) e “DONE” (aquelas que já foram finalizadas e entregues).

eXtreme Programming (XP)

Com o foco em três valores — agilidade, economia e qualidade —, o XP segue os caminhos indicados pelo cliente para chegar no produto final satisfatório e que, de fato, torne o trabalho mais eficiente e produtivo. Sua metodologia é baseada na comunicação entre as partes envolvidas e feedbacks sobre cada etapa de produção. Apesar de ser um tipo de método ágil empregado no desenvolvimento de software, muitas de suas práticas podem também ser empregadas em várias outras situações.

Quais as vantagens ao aplicar um Método Ágil?

Para que não reste nenhuma dúvida em relação à importância de aplicar uma metodologia ágil dentro da sua organização, separamos as vantagens para a sua empresa ao utilizar esse tipo de solução.

Entregas rápidas

Com cronograma e prazos a serem seguidos, os métodos ágeis garantem uma entrega mais rápida do produto final.

Qualidade do produto

De nada adianta uma entrega rápida se a qualidade do produto não é a ideal. Com a aplicação da metodologia ágil, você se certifica de que o resultado final vai ao encontro dos objetivos da sua organização.

Redução de riscos e custos

Com um acompanhamento de perto de cada etapa e a possibilidade de melhorias em todos os processos, ao utilizar um dos diferentes tipos de métodos ágeis, você garante que os riscos e falhas do processo sejam reduzidos.

Agora que você já sabe quais são os tipos de métodos ágeis e os benefícios para a sua empresa, que tal conferir outros assuntos importantes para que os seus processos sejam ainda mais otimizados?

Siga as páginas nas redes sociais — LinkedIn e no Twitter — e fique por dentro de outros conteúdos relevantes como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *