Qual a importância do Trade Marketing para o sucesso das vendas?

importância trade marketing bis360

Qual a importância do Trade Marketing para o sucesso das vendas?

Quando se utiliza um canal indireto de vendas para que o seu produto chegue ao consumidor final, a importância do Trade Marketing fica ainda mais evidente e se torna essencial para o sucesso da sua empresa. Afinal, é preciso montar estratégias voltadas para práticas que impactem diretamente no processo de decisão do cliente no ato da compra, desde o posicionamento dos produtos em algum PDV (Ponto de Venda) até ações de marketing mais específicas.

O Trade Marketing, portanto, está diretamente relacionado ao sucesso das vendas do seu negócio. Por isso, é preciso dedicar mais tempo e recursos para o planejamento nessa área, da pesquisa de mercado à prática. Para facilitar esse trabalho e torná-lo mais eficiente, é importante utilizar alguns indicadores de desempenho no processo de monitoramento.

Quer saber mais? Explicarei neste artigo qual é a importância do Trade Marketing para o sucesso dos seus produtos e, consequentemente, o aumento das vendas. Confira!

O que é Trade Marketing e quais são os seus indicadores?

O conceito de Trade Marketing ganha mais espaço quando são utilizados canais diretos, ou seja, a própria empresa entrega os seus itens aos consumidores finais, enquanto no indireto existe algum tipo de intermediário no caminho, podendo ser atacadistas ou distribuidores, por exemplo. Na prática, Trade Marketing é qualquer prática ou ação que tenha como objetivo otimizar os resultados de um ou mais produtos dentro desses canais de distribuição utilizados.

Acompanhar os indicadores mais importantes é, portanto, fundamental para o sucesso das suas estratégias. O Ticket Médio, por exemplo, indica quanto, em média, cada item vendido gera de retorno para a sua empresa. Já o Mix de Produtos serve para informar quais produtos estão sendo disponibilizados em quais canais, facilitando a organização no seu negócio. Ao contar com uma terceira parte no processo de vendas, é preciso verificar também se o que foi combinado é, de fato, cumprido.

Qual é a importância do Trade Marketing?

Para que fique evidente a importância do Trade Marketing para o seu negócio e como é fundamental acompanhar os seus indicadores, listei abaixo os três aspectos que mais requerem sua atenção.

Conhecimento sobre o seu público

Conhecer o seu público é fundamental, especialmente quando quem tem contato com o consumidor final é um intermediário. Com o acompanhamento próximo dessas métricas, é mais fácil entender quais são as demandas, desejos e até mesmo o comportamento do seu público, possibilitando ações mais efetivas.

Fidelização do consumidor

Com ações e estratégias voltadas para o seu público-alvo, a sua obrigação é oferecer um serviço ou produto mais personalizado. Com isso, a tendência é que a fidelização de clientes aumente, com consumidores mais próximos da sua marca.

Maior participação no mercado

Ao realizar um planejamento estratégico do produto e promovê-lo nos Pontos de Venda, por exemplo, a tendência é que ele se torne mais conhecido e, consequentemente, registre melhores números de venda. Assim, se torna mais fácil aumentar o seu espaço no varejo e até mesmo com o fabricante, possibilitando um crescimento na participação da sua empresa no mercado.

Qual a melhor forma de implementar essa estratégia na sua empresa?

Para colocar o Trade Marketing em prática dentro da sua empresa, o primeiro passo é montar uma estratégia de distribuição e logística dos produtos. Para isto é de extrema importância desenhar um Go-to-Market alinhado com a Estratégia do Produto. Após definir quais canais de vendas serão utilizados, é hora de investir em uma equipe de campo treinada para garantir que tudo o que foi planejado seja, de fato, acordado. O acompanhamento da performance das ações, como mostrei, também deve ser levado em consideração dentro da sua empresa.

Tudo o que for feito no campo deve ser planejado e estruturado. Assim, ao contar com colaboradores treinados e preparados para executar essas estratégias, a tendência é de sucesso.

Agora que você já sabe qual é a importância do Trade Marketing, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e mostrar para mais profissionais como esse conceito pode ser fundamental para o sucesso de uma empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *