Como Ter Sucesso na Carreira de Produtos
Você vai todo confiante para uma entrevista de emprego para uma posição de Gerente de Produtos. Muito bem vestido dá o seu melhor. Fala sobre suas conquistas, responde à perguntas específicas sobre o seu curriculum, pergunta sobre a empresa, mostra muito interesse sobre a posição e ao final… é contratado! História de sucesso? Talvez sim, talvez não.
Já parou para pensar que existem vários perfis de Gerentes de Produtos e que nem todos podem ser 100% aderentes ao perfil desejado por determinada empresa ou são adaptáveis a cultura organizacional desta empresa? Talvez você não saiba e muito provalvelmente a empresa também não, mas há uma forma bastante consistente de se classificar os possíveis perfis de Gerente de Produtos em 3 arquétipos predominantes: “Técnico”, “Orientado ao Negócio” e “Generalista”.
Com perfil técnico e experiência em Desenvolvimento de Produtos, Marketing e Gestão de Produtos fui contratado em 2012 para trabalhar como Gerente de Produtos em uma das principais empresas de tecnologia do mundo, famosa por suas TVs e Smartphones. Lembro-me como se fosse ontem meu primeiro dia de trabalho. Uma lista interminável de reuniões para agendar e a dica que se tornaria meu principal lema dali para a frente: “Para sobreviver (naquela empresa) você precisa saber olhar para onde vai apanhar menos”.
E foi assim que minha jornada se iniciou! Apanhando cada dia menos fui aprendendo que meu conhecimento “técnico” não era tão importante, mas sim a minha capacidade de adaptação, resiliência e principalmente o domínio sobre o negócio: mercado, cliente, métricas e números, muitos números. Saber disto foi muito importante para conseguir sobreviver num ambiente altamente dinâmico e competitivo.
Cinco anos depois, após apanhar muito e colecionar frustrações, parti em busca de novos ares e iniciei uma pesquisa profunda sobre como se aperfeiçoar nesta profissão com o intuito de estruturar uma abordagem que desse ao profissional mais conhecimento e fundamentos para melhor desempenhar esta atividade, mesmo nas situações mais desafiadoras. E foi pesquisando que me deparei com o artigo intitulado “Product Managers for the Digital World”, publicado pela consultoria McKinsey, e finalmente percebi a real importância de sabermos quem somos e nossos diferenciais numa posição de Gerente de Produtos. Adaptando os conceitos estruturais com o meu background estruturei uma metodologia que estabelece os 3 arquétipos de Gerentes de Produtos: Técnico, Orientado ao Negócio e Generalista. Com esta metodologia passando por muitas rodadas experimentais, consolidei uma abordagem pragmática que vem para preencher uma grande lacuna para os que desejam se especializar e se tornar profissionais mais bem preparados para trilhar um caminho de sucesso.
Como parte desta metodologia, desenvolvi uma pesquisa inédita no Brasil para ajudar profissionais de produtos a descobrir seus perfis predominantes. Escolaridade, experiência, habilidades, setor em que atua (Indústria, Comércio, Serviços, Tecnologia etc), são informações que ajudam na composição do perfil.
E você? Já teve alguma experiência semelhante e já se sentiu frustado por não ter um apoio ou base necessária para melhor desempenhar seu trabalho? Sente a necessidade de buscar informações, mas o que encontra são conjuntos de recomendações fragmentadas? Tem vontade de dar um salto em sua carreira, mas não tem idéia de como seguir em frente e simplesmente não desistir? Então clique neste link e venha descobrir qual seu perfil predominante participando da minha pesquisa que traçará seu perfil e lhe dará recomendações personalizadas para o seu momento atual na carreira. Os que estiverem cadastrados na Plataforma BIS360 receberão periodicamente um relatório totalmente gratuito, atualizado e consolidado de todas as avaliações.
Deixe um comentário