Experiência do Cliente: por que precisamos nos preocupar com ela?
Para aumentar as vendas e o faturamento das empresas, os Administradores e os Gestores precisam desenvolver técnicas e métodos que ofereçam produtos e serviços que realmente atendam às expectativas dos seus consumidores. Saiba que conhecer a Experiência do Cliente é um meio para alcançar resultados satisfatórios. Neste artigo, vou ajudar você a entender por que as empresas devem se preocupar com esse conceito. Assim que conhecê-lo melhor, poderá usá-lo no Planejamento Estratégico do seu negócio. Fique à frente da concorrência. Acompanhe!
O que é Experiência do Cliente?
Talvez você já tenha ouvido falar em Customer Experience. Esse termo da língua inglesa é a tradução do que denominamos Experiência do Cliente. Produtos e serviços têm fases em seu ciclo de vida, e cada uma delas contém camadas fundamentais (Mercado, Cliente, Negócio e Técnica) que precisam ser consideradas na interação com o cliente.
Na camada Cliente, é preciso atentar à experiência do seu consumidor, e saber se está sendo positiva ou negativa. O que ele anda comentando? Acompanhe o seu comprador.
Entenda que, atualmente, não basta vender e entregar um produto, é preciso manter o cliente fiel e fazer com que ele retorne ao seu empreendimento e recomende a sua empresa para o máximo de pessoas possível.
Há tempos os empresários contratavam técnicos, montavam laboratórios e lançavam produtos que acreditavam ser úteis para as pessoas. No entanto, isso não funciona mais dessa maneira. As empresas de sucesso da atualidade buscam a interação e a comunicação com os seus clientes.
Assim é que são criados os novos produtos e serviços, os próprios consumidores indicam a você o caminho do sucesso nas vendas. Essa é uma estratégia eficaz para aumentar a sua receita, evitando custos e investimentos desnecessários.
Por que se preocupar com a Experiência do Cliente?
Estamos na chamada “Era da Experiência”. As pessoas estão cada vez mais exigentes e precisando de coisas novas, experiências diferentes do que o mercado tradicional oferece todos os dias. Saiba que as redes sociais podem ser suas grandes aliadas, pois é lá que os usuários expressam os seus desejos, frustrações e preferências.
Portanto, acompanhar a Experiência do Cliente é um modo de focar nas necessidades dos consumidores e evitar erros que as outras empresas cometem. Com isso em mente, você mantém os clientes antigos e conquista os novos compradores.
Quais as estratégias para melhorar a Experiência do Cliente?
Existem algumas maneiras para você alcançar sucesso e conseguir obter resultados eficazes com a Experiência do Cliente. Vejamos:
- escute os clientes: faça pesquisas, peça opinião, conheça o perfil de cada um;
- interaja com os consumidores: desenvolva relacionamento, mantenha contato e crie vínculos;
- ofereça algo significativo: forneça produtos e serviços de maneira diferente e criativa;
- faça das redes sociais suas aliadas: crie enquetes e conteúdos relevantes;
- crie uma experiência memorável: entregue antes do prazo, dê um brinde etc.
Então, agora que já conhece o que é a Experiência do Cliente e a sua importância, coloque em prática as dicas que selecionei acima. Empresas de sucesso como a Netflix e o Nubank utilizam essas ferramentas diariamente em seus negócios. Faça como elas e preste atenção no comportamento dos seus consumidores ao usarem o seu produto.
Esteja sempre preparado para mudanças e inovações, mantenha-se informado. Você pode nos encontrar e seguir também nas redes sociais, estamos no LinkedIn, Twitter e no Meetup. Até breve!
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