Vendarketing: como manter sua equipe de vendas focada?
O mundo empresarial exige que o empreendedor esteja sempre atento às novas tendências e alinhado às diferentes disposições que surgem no mercado. Nesse sentido, o conceito de VENDARKETING vem crescendo entre os gestores e empresários que desejam potencializar seus lucros e integrar os setores de vendas e de marketing da empresa.
Uma das maiores verdades do universo corporativo é que a propaganda é a alma do negócio. É por meio dela que determinados produtos ou serviços chegam ao conhecimento do consumidor final. Quando as estratégias de marketing da empresa estão alinhadas com a atuação do time de vendas, os resultados são lucros maiores e destaque da instituição no mercado.
Ficou interessado em saber mais sobre a importância do vendarketing e como implementá-lo na sua empresa? Então, este artigo é para você. Continue a leitura e confira!
O que é o vendarketing?
Como já adiantamos, o melhor conceito de vendarketing é aquele que diz que existe uma integração dos setores de vendas e de marketing de uma empresa. É como se eles passassem a “falar a mesma língua”. Assim, é extraído deles o máximo de potencial e há um alinhamento em prol dos interesses da companhia e da geração de lucros.
A grande importância do vendarketing na realização dos processos produtivos dentro da empresa é que quando os setores passam a ser aliados há um grande engajamento dos colaboradores e realização de reuniões, acompanhamentos e ajuda mútua. Isso aumenta o número de oportunidades de negócio, reduz despesas e agrega valor, maximizando lucros e resultados positivos.
Como implementar o vendarketing em um negócio?
Agora que você já sabe o que é VENDARKETING vamos analisar algumas formas de implementá-lo de modo adequado na sua empresa.
Defina objetivos e garanta que eles se correspondam
O primeiro passo a ser dado pelo gestor na implementação do vendarketing é definir objetivos claros para ambos os times de colaboradores e garantir que eles se correspondam. Ou seja, a forma de atuação dos colaboradores do time de vendas e do time de marketing deve ser a mesma e visará os mesmos objetivos. Uma boa forma de se conseguir isso é por meio de uma boa estratégia de Go-to-Market. Assim, a empresa caminhará de forma linear, com resultados cooperativos e muito eficazes.
Invista em reuniões
Não adianta pensar que o alinhamento entre esses setores se dará da noite para o dia. Por isso, é preciso muita dedicação e a realização de várias reuniões para que as ideias estejam muito bem expostas. Nessas ocasiões, você pode compartilhar dados e estipular estratégias para sucesso.
Garanta uma comunicação eficiente
Outro ponto essencial para a implementação do vendarketing na sua empresa é garantir uma comunicação eficiente, que fará com que todos os colaboradores estejam cientes das estratégias e de suas responsabilidades. Assim, tudo será executado como foi planejado e as chances de sucesso aumentam.
Qual é a IMPORTÂNCIA DO VENDARKETING?
Como vimos, o VENDARKETING é uma nova tendência no mundo corporativo e é capaz de gerar diversos benefícios para as empresas. Dentre eles podemos citar como principais ganhos:
- maximização dos lucros;
- maior engajamento dos colaboradores;
- melhora na experiência do cliente;
- facilidade na tomada de decisões;
- melhor aproveitamento de oportunidades de negócio etc.
Todas essas vantagens demonstram a importância do vendarketing e revelam ser essa uma estratégia essencial para o gestor que deseja colocar a sua empresa em destaque no mercado e alcançar melhores resultados. Utilize as estratégias que apresentamos e coloque essa técnica em prática. Em pouco tempo você colherá os frutos e sua instituição passará a ser referência nas vendas!
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